Segurança

4º BPM divulga balanço da Operação Praia Segura na região Sul do Estado

Os dados do balanço feitos pela seção de planejamento da Unidade apresentam duas ocorrências de destaque. Portanto a temporada de praia foi tranquila para as pessoas que estiveram em um dos locais atendidos pelo 4º BPM.

01/08/2019 17h42
Por: Redação
542
Pontos de bloqueios foram montados nas principais vias de acesso às praias
Pontos de bloqueios foram montados nas principais vias de acesso às praias

Durante todos os finais de semana do mês de julho o 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) realizou a Operação Praia Segura. O objetivo foi proporcionar maior sensação de segurança aos frequentadores das praias da região Sul do Estado. O balanço divulgado apresentou baixo índice de criminalidade nos locais atendidos pela Unidade.

Ao todo oito praias com programação oficial receberam o policiamento do 4º BPM: Praia da Tartaruga, Praia Grande, Praia Barra do Rio Verde, Praia do Croá, Praia Pôr do Sol, Praia Balneário Cachoeira, Praia da Moreninha e Praia do Retiro.

No intuito de reduzir acidentes de trânsito e evitar que pessoas com a capacidade psicomotora alterada conduzissem os veículos, o 4º BPM montou pontos de bloqueios nas principais vias de acesso às praias.  A ação também visou inibir o tráfico de drogas, o porte ilegal de arma de fogo, dentre outros atos ilícitos.

Para a realização dos bloqueios a Unidade recebeu apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) e  da Diretoria Municipal de Trânsito e Segurança de Gurupi (DMTS).

Nas areias das praias além do policiamento a pé e motorizado, o 4º BPM contou com o patrulhamento aéreo. Esta última modalidade foi realizada por uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), através do helicóptero cedido pela Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO).

O trabalho desempenhado pela Polícia Militar, do planejamento a execução, resultou em poucos registros de crimes. De acordo com o balanço apresentado houve duas ocorrências de destaque, ambas aconteceram na Praia da Tartaruga: tráfico de drogas com detenção do menor envolvido e a outra lesão corporal.

Segundo o relatório apresentado pelo setor de planejamento de Operações do Batalhão, foram abordados 197 veículos e 235 pessoas. Nenhuma infração de trânsito foi registrada.

O comandante do 4º BPM, tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza, afirmou que os dados positivos da Operação é reflexo do empenho da tropa em prestar um serviço à sociedade com eficiência. Ele ainda destacou a importância das parcerias com os órgãos de segurança, “receber o apoio de outras instituições foi primordial para obtermos êxito na missão”.

 

Operação Praia Segura tem balanço positivo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.