Política

Inauguração do Caps marca mais uma conquista para Gurupi

30/08/2019 15h11
Por: Redação
527

Uma grande festa para receber mais uma das belas obras que foram construídas na Saúde de Gurupi, na noite desta quinta-feira, 29. A comunidade da região leste de Gurupi saiu de casa para conferir o novo Centro de Atenção Psicossocial Drª Sandra Nascimento Oliveira Paiva (Caps III). A dona de casa, Sueli Guedes, disse que fez questão de participar da inauguração que valoriza a região que mora e que beneficia diversas pessoas na melhoria de vida.

O prefeito Laurez Moreira destacou que o Caps cumpre um papel fundamental na assistência a pessoas que possuem algum transtorno mental e ter um local amplo e moderno sem dúvida auxilia na melhora do quadro clínico dos pacientes. Ele enfatiza que o trabalho da equipe é maravilhoso e agora com melhor estrutura será ainda mais eficaz. O gestor relata que uma de suas maiores alegrias é poder mudar a vida das pessoas e isso tem sido realizado a cada nova obra que está sendo entregue à população. “Quando decidi ser prefeito era para melhorar a vida das pessoas e isso temos feito, pois quando nos preocupamos em oferecer uma saúde de qualidade estamos influenciando a vida de cada morador dessa cidade e promovendo o bem-estar”, comentou.

O secretário Gutierres Torquato lembrou que a maior motivação do prefeito Laurez em assumir a gestão de Gurupi era mudar a área da saúde e isso tem sido realizado. Comentou sobre a alegria de ver tantas obras que representam e influenciam muito a vida das pessoas serem entregues. Segundo ele, é necessário pensar a saúde de forma ampla e olhar cuidadosamente às pessoas que sofrem algum transtorno mental e oferecer condições para que a vida delas seja o mais normal possível.

Josélia Martins, irmã da paciente do Caps Célia Martins, de 52 anos, fez questão de participar da inauguração. Célia é uma das primeiras pacientes do Caps e é diagnosticada com o quadro de esquizofrenia. Josélia comenta que toda a família é grata ao trabalho do Caps.  “O atendimento é maravilhoso. Sem o Caps nós não conseguiríamos controlar a Célia e nem oferecer a assistência que ela tem lá. E ela ama participar das atividades que são realizadas, ela ama cada tia, porque é assim que ela chama as profissionais do Caps. Quando por algum motivo ela não vai passar o dia lá ela sente muita falta. Se for para dar uma nota para o Caps eu dou nota mil. Só quem tem um parente sendo assistido lá sabe a importância desse Centro e agora nesse novo espaço com toda certeza será ainda melhor e os pacientes vão amar ainda mais”, comenta completando que os profissionais do Caps são de uma excelência ímpar, dedicados, atuam com amor e carinho e é um ambiente familiar.

 

Atendimentos

O Centro de Atenção Psicossocial recebe pacientes com transtornos mentais, esquizofrenia, bipolaridade e depressão. Os assistidos recebem atendimento médico, psicológico, terapia ocupacional, farmacêutica, atendimento de enfermagem, oficinas terapêuticas, grupo operativo, grupo de família, atendimento individual, atividades recreacionais, atividades culturais, atividades esportivas, dentre outros que proporcionam integração à sociedade.

 

Homenageada

Doutora Sandra Nascimento de Oliveira nasceu em Tupaciguara, Minas Gerais, caçula de três filhos do casal Fabricio e Cléia do Vale. Com apenas 16 anos ingressou no curso de Psicologia da Universidade Católica de Goiás, em Goiânia e formou no ano de 1993. Em 1998 foi aprovada no Concurso Público da Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins.  Lotada no CAPS de Gurupi ela sempre foi dedicada a comunidade que estava inserida. Além de atuar como psicóloga concursada a doutora Sandra foi convidada pelo então Governador Siqueira Campos para coordenar o Programa dos Pioneiros Mirins no município de Cariri do Tocantins que naquela ocasião tinha 250 juvenis – meninos e meninas inscritos.  No período de 2000 a 2004 exerceu o cargo de Secretária Municipal de Educação daquele município.

Mãe de dois meninos, Eduardo hoje com 18 anos e Henrique com 15, a Doutora Sandra foi diagnosticada com câncer de mama quando estava grávida do caçula, em 2003. Com uma força impressionante e muita fé ela continuou a trabalhar e estudar inclusive durante os períodos de tratamento quimioterápico. Atuava também como psicóloga credenciada no Detran Tocantins e concluiu duas especializações. No ano de 2004 recebeu o título de Especialista em Saúde Mental pela ENSP FIOCRUZ Rio de Janeiro e em 2008 Especialista em Saúde Pública pela IBPEX UNINTER Paraná. Durante os anos de 2005 a 2007 foi professora da Escola Técnica do SUS polo de Gurupi.

No CAPS de Gurupi, que honrosamente leva seu nome, ela coordenou diversos programas em prol da melhoria da qualidade de vida e saúde mental de famílias disfuncionais e com situações de vulnerabilidade. Programas como Combate ao Fumo, Dia Internacional de Combate a AIDS,  

E em março de 2011 a doutora Sandra Oliveira faleceu em decorrência de uma metástase no fígado após sete anos de tratamento e perseverança.

Ela é lembrada com muito respeito, amor e reconhecimento não só pelo extenso currículo profissional mas, sobretudo, pelo exemplo de fé, amor ao próximo, compromisso, fidelidade e caráter aprovado.

O pai da Drª Sandra, Fabricio do Vale, emocionado agradeceu a homenagem à filha que dedicou-se tanto ao Centro de Atenção Psicossocial. Segundo ele, Drª Sandra tinha um amor incondicional ao trabalho com as pessoas com transtorno e a dedicação era ímpar e toda a família se sente honrada com a homenagem que para eles é uma honra e merecimento.

 

Presenças

Vice-prefeita, Dolores Nunes; Ex-Deputada Federal, Josi Nunes; ex-prefeito de Cariri e pai da doutora Sandra Nascimento Oliveira Paiva, Fabrício do Vale;  Prefeito de Figueirópolis, Fernandes Martins Rodrigues; Prefeito de Sucupira, Valdemir Ribeiro De Castro (Edinho); Presidente da Câmara Municipal De Gurupi, Wendel Gomides; Vereador, André Caixeta; Vereador, Ataíde Leiteiro; Vereador, César Da Farmácia;  Vereador, Claudio Do Trevo; Vereador, Ivanilson Marinho; Vereador, Jair Souza; Vereadora, Marílis Fernandes; Vereadora, Mirian Lustosa; Vereador, Sargento Jenilson; Vereador, Valdônio Rodrigues; Vereador de Cariri, Arivan; Vereador de Cariri, Galego;  vereadora de Brejinho, Edna Nunes; Diretora Geral Do Hospital Referência De Gurupi, Cristiane Costa Uchoa;  Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Gurupi, Tenente-Coronel Jaime Porfírio De Souza;  Comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar De Gurupi, Tenente-Coronel Maxuel dos Santos de Souza; Presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Gurupi, Jovino Ribeiro; Presidente da Apae Gurupi, Erislene de Aguiar; Presidente do Sindicato Rural de Gurupi, Rafael De Leon, Secretários Municipais de Saúde da região Sul, dentre outras autoridades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Anúncio
VESTIBULAR INIRG BANNER 300X250
Últimas notícias
CLINICA
BANNER FECOMERCIO 300X250
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio