FORMAÇÃO CONTINUADA

Profissionais da Educação de Tocantínia participam de Oficina de Marketing Digital com o jornalista Zacarias Martins

Zacarias Martins argumentou que a globalização e a revolução tecnológica têm causado um enorme impacto em todos os setores de nossa sociedade, criando um novo padrão de conhecimento.

21/09/2019 16h57Atualizado há 1 mês
Por: Redação
Fonte: Edvaldo Xerente
272
Zacarias Martins é considerado um dos ícones do jornalismo tocantinense
Zacarias Martins é considerado um dos ícones do jornalismo tocantinense

Nesta sexta-feira (20), os profissionais  que atuam nas  Redes Municipal e Estadual de Educação de Tocantínia,  bem como, servidores de secretarias municipais participaram  de mais uma etapa de formação continuada, visando disponibilizar à população tocantiniense, uma Educação pública de excelência.

Com o tema “Oficina de Marketing Digital como atrativo ao ensino-aprendizagem”, essa capacitação foi ministrada no auditório do Colégio Frei Antônio pelo escritor e jornalista Zacarias Martins, numa iniciativa da Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Zacarias Martins argumentou que a globalização e a revolução tecnológica têm causado um enorme impacto em todos os setores de nossa sociedade, criando um novo padrão de conhecimento, ressaltando que todas as mudanças ocorridas a partir desse novo cenário fizeram surgir muitas pressões sobre a Escola e sobre os profissionais que nela atuam, e, consequentemente, para o direcionamento das políticas educacionais.

“A partir  dessa oficina de marketing digital,  buscamos proporcionar aos profissionais da Educação a aquisição e  a construção crítica de conhecimentos, habilidades e valores, contribuindo assim para que se tornem competentes e se qualifiquem como pessoas, como cidadãos e como gestores de um determinado espaço escolar, bem como, capacitar e aperfeiçoar esses profissionais da para que possam passar aos alunos conhecimentos diversos ligados aos temas transversais, por meio de ferramentas digitais,  proporcionando a reflexão sobre a importância dos mesmos na formação de crianças e adolescentes”, explicou Zacarias Martins

AUTONOMIA INTELECTUAL

O  secretário de  Educação de Tocantínia, André Goveia,  observa que  a Educação de hoje valoriza a autonomia intelectual e a possibilidade de acesso a níveis mais elevados de escolarização com melhor aproveitamento em cada nível e à condições dignas de inserção produtiva. Por isso, ao longo do ano, a Semed tem promovido  vários  programas de formação continuada de professores e dos demais colaboradores da escola.

André Goveia, ressaltou, também, que a realização da   Oficina de Marketing Digital com o jornalista e escritor Zacarias Martins   foi altamente positiva, por permitir capacitar ainda mais os profissionais de Educação das escolas municipais de Tocantínia  e contribuir com a melhoria dos indicadores do ensino local, servindo dessa maneira para a formação integral das crianças e adolescentes, proporcionando-lhes capacidade de enfrentar os desafios e as adversidades sociais da atualidade.

CREDENCIAIS DO OFICINEIRO

Poeta, jornalista profissional, formado pela um Universidade de Gurupi, além de cronista, conferencista e ativista cultural, Zacarias Martins  é paraense, de Belém, mas tocantinense de coração. Reside em Gurupi desde 1983. Possui publicados seis livros de poesias e um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), que foi indicado por duas vezes para o exame  vestibular da Universidade de Gurupi. Também tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo país afora. Seus poemas, inclusive, já foram traduzidos para o Esperanto.

É  membro efetivo/fundador da Academia Tocantinense de Letras e  da Academia Gurupiense de Letras, bem como, Membro Correspondente da Academia Brasileira e Jornalismo, dentre outras.

Dentre as condecorações que Zacarias Martins recebeu em reconhecimento a seus serviços prestados à Cultura, afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II, o Título de Cidadão Tocantinense, que recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, bem como o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além da Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.