Política

Dia Internacional do Idoso é comemorado em Gurupi

01/10/2019 12h05
Por: Redação
196
Fotos: Lino Vargas/Secom
Fotos: Lino Vargas/Secom

A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal do Idoso realizou na manhã desta terça-feira (01) uma programação especial voltada a melhor idade em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. O evento aconteceu no UniClube, reuniu cerca de 600 pessoas e contou com a presença do Prefeito Laurez Moreira.

A programação foi rica em atividades e iniciou com momento de oração, em seguida teve alongamento e exercícios físicos, sorteio de dezenas de brindes, música ao vivo com os cantores Nailson Lima e Mário Souzza, dança e café da manhã. O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção a Mulher.

Segundo a secretária municipal do idoso, Regiane Garcia, essa comemoração no Dia Internacional do Idoso é um reflexo do trabalho que é realizado pela gestão durante todo o ano, com foco na inclusão da melhor idade. “Os idosos adoram esses eventos, eles participam com muita alegria e se sentem valorizados e a Prefeitura de Gurupi tem feito isso durante todo o ano, promovendo ações que incentivam a interação, a troca de experiências e a prática de atividades físicas”, disse a secretária.  

Para o prefeito Laurez Moreira, é essencial que a gestão do município olhe com carinho para os idosos e faça-os se sentirem valorizados e ativos. “Envelhecer com qualidade de vida é possível e é isso que estamos fazendo em Gurupi, dando uma atenção especial para as pessoas idosas que tanto contribuíram com nossa cidade, proporcionando a eles atividades inclusivas e comemorando este dia tão especial”, afirmou.  

Quem participou do evento com muita alegria e ainda ganhou um brinde no sorteio foi o aposentado Marcelino Carneiro, de 84 anos. “Estou muito feliz de ter participado e melhor ainda porque ganhei um presente no sorteio”, relatou sorridente. Quem também foi sorteada com um brinde foi a Dionézia Daher, de 64 anos. Que aprovou a comemoração ao Dia Internacional do Idoso em Gurupi. “Estes eventos são muito bons e trazem benefícios para nosso dia a dia, sempre procuro participar”, disse.

A Secretaria Municipal do Idoso deixou uma frase em homenagem aos idosos neste dia. “Cada marca em seus rostos representa a experiência de vida que eles têm para nos oferecer. Lágrimas e sorrisos traduzem seus melhores feitos. Nossa gratidão e carinho a todos os idosos do mundo. E que seus exemplos de vida nos tornem pessoas mais sensíveis, carinhosas e felizes” (Autor desconhecido).

Valorização dos idosos

 

Na gestão do Prefeito Laurez Moreira, Gurupi cresceu em políticas voltadas para a melhor idade, visando à garantia dos direitos da pessoa idosa. O município hoje possui uma Secretaria do idoso, a Casa do Idoso, que é um abrigo referência para o Estado do Tocantins, a Academia do idoso, que acontece em várias praças da cidade de segunda a sexta e oferece atividades físicas com acompanhamento gratuitas.

 

Já foram entregues mais de duas mil carteiras do idoso, que possibilitam a eles viajar de ônibus gratuitamente para qualquer lugar do Brasil. Além disso, os idosos são inseridos em várias atividades culturais do município, como o Carnaval de Gurupi e o Arraiá da Amizade, onde sempre fazem suas participações com apresentações que contagiam o público, entre outras.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.