Polícia

Proerd do 4º BPM certifica 100 alunos em aldeia indígena na Ilha do Bananal

A formatura aconteceu na Aldeia Boa Esperança, com a presença da Banda de Música da Polícia Militar que animou o evento. Ao todo foram certificados 41 estudantes do Ensino Fundamental e 59 pais.

14/10/2019 11h35
Por: Redação
256
Chefe do estado-maior da PM prestigiou o evento e afirmou que o projeto nas aldeias terá continuidade - 4º BPM/Polícia Militar do Tocantins
Chefe do estado-maior da PM prestigiou o evento e afirmou que o projeto nas aldeias terá continuidade - 4º BPM/Polícia Militar do Tocantins

Ascom 4º BPM/Polícia Militar do Tocantins

 

Na tarde desta sexta-feira, 11, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) certificou 100 indígenas da aldeia Boa Esperança, localizada na Ilha do Bananal, pertencente ao município de Formoso do Araguaia – TO.

As aulas ministradas na Escola Indígena Watakure atenderam 41 estudantes do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental. No intuito de preparar os pais para lidar com as questões das drogas, incentivar a fortalecer a autoestima dos filhos e proteger as crianças e adolescentes da violência, o Proerd/Pais certificou 59 genitores.

A equipe do Proerd, coordenada pela tenente Shirley Rocha Albino, auxiliada pelos sargentos André Vagner Aguiar da Silva, André Américo da Silva e Carlos Alberto Teles teve total apoio do cacique da aldeia, Micael Javaé. As aulas foram ministradas durante duas semanas e nesse período os alunos das etnias Javaés e Karajás foram beneficiados com o programa da Polícia Militar (PM).

A língua oficial da aldeia é o iny rubé, por isso os instrutores do Proerd eram acompanhados em sala de aula por professores que faziam a tradução nos momentos que havia necessidade de repassar as informações de acordo com a língua nativa.

Após início da solenidade, o cacique acompanhado da tribo indígena fez uma apresentação cultural de boas-vindas e demostrou a importância dos índios preservarem as suas tradições. Micael agradeceu a presença da Polícia Militar na aldeia, demostrou satisfação pela parceria e ainda acrescentou: “somos uma comunidade que temos pessoas de bom coração, que tem vontade de aprender e buscar coisas novas”.

Durante a formatura foram doados três kits esportivos, patrocinados pelo Poder Judiciário da Comarca de Formoso do Araguaia. Em cada um dos kits havia uma bola de futebol society, um apito profissional, uma luva de goleiro, 11 coletes reserva, uma bomba e 11 uniformes com short e camiseta personalizados. Os materiais entregues é uma maneira de incentivar os índios a busca de práticas de vida saudável na aldeia.

Ainda no evento, as crianças que se destacaram em primeiro, segundo e terceiro lugar numa redação proposta pela equipe do Proerd, foram homenageadas com brindes.

O chefe do estado-maior da PM, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça disse que o projeto acontece pela segunda vez totalmente dentro de uma aldeia indígena e relembrou a primeira edição que aconteceu no ano passado na aldeia Canuanã.  O coronel elogiou o cacique pela atitude em buscar conhecimento e novas oportunidades para a tribo e afirmou que o Proerd, presente nas comunidades indígenas, terá continuidade em outras locais do Estado.

 

Presentes

O chefe do estado-maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça; o subsecretário-chefe da Casa Militar, coronel Álon Nery Amaral; a coordenadora Estadual do Proerd, coronel Alaídes Pereira Machado; o comandante do 4º Batalhão de Policia Militar, tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza; o cacique da aldeia Boa Esperança, Micael Javaé; o presidente da câmara de Formoso do Araguaia, Robson Haritianã; a diretora regional de ensino de Gurupi, Claudia Moreira dos Santos e a Banda de Música da PM.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Anúncio
VESTIBULAR INIRG BANNER 300X250
Últimas notícias
CLINICA
BANNER FECOMERCIO 300X250
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio