Esporte

Vem recorde por aí? Os incríveis números do Flamengo no Brasileiro

Sob comando de Jorge Jesus, Rubro-Negro faz sua melhor campanha na história do Brasileirão e pode alcançar uma série de marcas inéditas

18/10/2019 19h04
Por: Redação
188

A vantagem de oito pontos sobre o vice-líder Palmeiras mostra a dimensão da campanha feita pelo Flamengo neste Campeonato Brasileiro. Os 78,2% de aproveitamento após 26 rodadas é algo inédito e indica que o título, a 12 rodadas do fim, é uma questão de tempo. O bom desempenho dentro das quatro linhas aliado aos resultados conquistados também colocam o time de Jorge Jesus como fortíssimo candidato a quebrar vários recordes. Veja abaixo.

Maior pontuação da Série A com 20 clubes

 
Timão, em 2015, somou 81 pontos

Timão, em 2015, somou 81 pontos

Daniel Augusto Jr/ Corinthians

Com 61 pontos, o Flamengo é o time que mais pontuou em 26 rodadas desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser em pontos corridos. A fórmula de disputa foi adotada em 2003, com a Série A passando a ter 20 clubes em 2006.

 
 

 

 

 

Desde então, quem mais somou pontos ao fim de 38 rodadas foi o Corinthians, em 2015: 81. Faltando 12 rodadas para o fim desta edição do Brasileirão - ou seja, 36 pontos -, o time da Gávea tem a possibilidade de ultrapassar a marca.

Maior sequência de vitórias na Série A com 20 clubes

Cruzeiro fez grande campanha em 2013

Cruzeiro fez grande campanha em 2013

Divulgação/Cruzeiro

A equipe de Jorge Jesus já alcançou um recorde: venceu oito rodadas seguidas na Série A do Brasileirão com 20 clubes, marca até então alcançada só pelo Cruzeiro, em 2013. A Raposa acabou sendo campeã nacional naquela edição.

 

 

 

Em 2019, o Flamengo venceu de forma consecutiva Grêmio, Vasco, Ceará, Palmeiras, Avaí, Santos, Cruzeiro e Internacional, entre a 14ª e 21ª rodada.

Melhor ataque da série A com 20 clubes

Gabigol e Arrasca comandam o ataque

Gabigol e Arrasca comandam o ataque

Alexandre Vidal/Flamengo

Com Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta em grande fase, o Flamengo está na briga para ter o ataque mais eficiente de todas edições do Brasileirão desde que a Série A passou a ter 20 clubes, em 2006. A marca, por ora, é do Cruzeiro, que marcou 77 gols nas 38 rodadas disputadas no campeonato de 2013. Com 12 rodadas a serem disputadas, o Rubro-Negro já marcou 55 gols em 26 jogos.

Maior número de vitórias na Série A com 20 clubes

A 19ª vitória do Flamengo foi contra o Fortaleza

A 19ª vitória do Flamengo foi contra o Fortaleza

Alexandre Vidal/Flamengo

Caso mantenha o ritmo até o final da competição, o Flamengo certamente se tornará o time com mais vitórias em uma mesma edição do Campeonato Brasileiro com 20 clubes na Série A. O Rubro-Negro soma 19 vitórias com 26 rodadas disputadas, enquanto as melhores marcas pertencem a Cruzeiro, em 2014, Corinthians, em 2015, e Palmeiras, em 2016: 24 triunfos para cada time.

Melhor campanha do Flamengo nos pontos corridos

Dorival comandou o Flamengo na reta final do Brasileirão 2018

Dorival comandou o Flamengo na reta final do Brasileirão 2018

Gilvan de Souza/CRF

O Flamengo caminha para sua melhor campanha na era dos pontos corridos, com 61 pontos em 26 jogos. Desde 2003, a edição em que o time mais somou pontos foi a de 2018, quando, sob o comando de Maurício Barbieri e Dorival Jr, somou 72 pontos e ficou com o vice-campeonato, atrás do Palmeiras, com 80.

 

 

O Flamengo foi campeão uma vez nesta fórmula de disputa do Brasileirão, em 2009, quando somou 67 - sendo o time a conquistar o título nacional com menos pontos com 20 clubes na Série A. Ou seja, após 38 rodadas disputadas.

Maior invencibilidade do Flamengo em Campeonato Brasileiro

Flamengo tem motivos para celebrar

Flamengo tem motivos para celebrar

Alexandre Vidal/Flamengo

Em 1980, o Flamengo, de Zico, ficou 17 partidas sem perder no Campeonato Brasileiro. É a maior série invicta do Rubro-Negro no torneio nacional, levando em consideração todas as edições desde 1971. A equipe de Jorge Jesus, em 2019, já ostenta uma invencibilidade de 14 partidas, entre a 12ª e 26ª rodada.

 

 

Faltam três jogos sem derrotas para igualar o feito do time de Zico. Nas próximas semanas, o Flamengo tem o clássico com o Fluminense, no Maracanã, recebe o CSA, no Rio de Janeiro, e, por fim, visitará o Goiás, no Serra Dourada.

Vitórias seguidas como visitante

Flamengo venceu o Cruzeiro no Mineirão

Flamengo venceu o Cruzeiro no Mineirão

Alexandre Vidal/Flamengo

O Flamengo sempre foi muito forte atuando no Rio de Janeiro, com o apoio da Nação no Maracanã. Assim, talvez o ponto diferencial da campanha nesta edição do Campeonato Brasileiro seja o desempenho rubro-negro fora de casa. São 14 partidas, sendo oito vitórias conquistadas , três empates e três derrotas.

 

 

Destes, sete foram sob o comando de Jorge Jesus e de forma consecutiva, entre agosto e outubro: Vasco, Ceará, Avaí, Cruzeiro, Chape, Athletico-PR e Fortaleza.

Artilheiro do Flamengo com mais gols no Brasileirão

Gabigol comemora no Castelão

Gabigol comemora no Castelão

Alexandre Vidal/Flamengo

Gabriel Barbosa, o Gabigol, já é o artilheiro do Flamengo em edições em pontos corridos do Campeonato Brasileiro, entre 2003 e 2019, com mais gols em uma única edição. São 19 até agora, o que o deixa ao lado de Adriano. Em 2009, o Imperador balançou a rede 19 vezes e ajudou o Rubro-Negro a ser campeão.

 

 

A diferença, contudo, está no número de jogos. Gabriel chegou aos 19 gols tendo atuado em 20 rodadas, enquanto o Imperador fez 30 jogos naquele Brasileirão. Com 12 rodadas a disputar, Gabigol tem tudo para se isolar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Anúncio
PREFEITURA GURUPI
VESTIBULAR INIRG BANNER 300X250
Últimas notícias
CLINICA
BANNER FECOMERCIO 300X250
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio