Política

5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada com apoio do Governo do Tocantins

Durante o evento, acontece a posse dos membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/TO). A conferencia será realizada nesta quinta-feira e sexta-feira.

23/10/2019 11h47
Por: Redação
144
Presidente do Conseas, Daniel Barbosa.
Presidente do Conseas, Daniel Barbosa.

Visando discutir os avanços e desafios da segurança alimentar e nutricional, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea/TO) com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove a 5ª Conferência Estadual Democrática e Popular de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece na quinta e sexta-feira, 24 e 25, a partir das 19h, no auditório da UNOPAR, em Palmas.

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Setas, Jéssica Santana Oliveira, disse que as conferências trazem à tona a realidade da Segurança Alimentar e Nutricional no Estado, e que o Governo do Tocantins busca, por meio dessas informações pautar as políticas públicas da área.

Durante o evento, acontece a posse dos membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/TO), composta por representantes da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura; Secretaria da Educação, Juventude e Esporte (Seduc); Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz); Secretaria da Saúde; e Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju).

A secretária executiva da CAISAN/TO, Régina Mercês, falou da importância das conferências e dos resultados advindos das discussões. “Algumas conquistas, como a inserção do artigo 6º da Constituição Federal, que trata do direito humano à alimentação, foram frutos de debates e discussões nas conferências”, afirmou ela.

Na ocasião serão debatidos além do direito humano à alimentação adequada, os objetivos do desenvolvimento sustentável e segurança alimentar e nutricional, controle social e o sistema de segurança alimentar.

Para o presidente do Conseas/TO, Daniel Barbosa dos Santos, a Conferência vem fortalecer o debate das necessidades da população desprovida e vulnerável, para que elas de fato possam ser vistas e a atuação do Estado possa amenizar essas dificuldades.

A palestra magna terá como tema “Pobreza, Fome e Segurança Alimentar e Nutricional no Estado do Tocantins” e será ministrada pela professora da Universidade Estadual do Tocantins, Gisele da Silva Araújo.

CAISAN/TO

A Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional, no âmbito estadual foi criado pela Lei 2.400 de 14/09/2010. Tem como atribuições elaborar, a partir das diretrizes emanadas do CONSEA/TO, a Política e o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, indicando diretrizes, metas, fontes de recursos e instrumentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação de sua implementação; coordenar a execução da Política e do Plano; e articular as políticas e planos de suas congêneres municipais.

Programação

19h00 – Recepção e Credenciamento dos delegados;

19h30 – Abertura oficial;

   Ato de posse da Caisan/TO;

   Fala das autoridades;

   Palestra Magna.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Anúncio
VESTIBULAR INIRG BANNER 300X250
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
BANNER FECOMERCIO 300X250
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio