Política

Unidade Básica de Saúde é entregue a população durante programação do aniversário de Gurupi

13/11/2019 08h37
Por: Redação
196

As inaugurações e entregas de obras importantes para a comunidade gurupiense estão marcando as festividades do aniversário de 61 anos de Gurupi. Nesta terça-feira (12), terceiro dia de programação, foi a vez da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Rosendo Barbosa de Araújo”, no Centro, ser inaugurada. E no Centro de Convenções Mauro Cunha, 500 certificados de conclusão de cursos profissionalizantes também foram entregues aos alunos do Centro de Capacitação Profissional de Gurupi.

O terceiro dia de programação de aniversário iniciou com a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Rosendo Barbosa de Araújo”, localizada na região central da cidade. Esta já é a terceira UBS entregue pela Prefeitura de Gurupi somente neste segundo semestre de 2019, o que amplia a rede de atenção a saúde básica do município. A nova UBS inaugurada possui estrutura ampla que atenderá a comunidade da região com conforto e excelência. A obra foi construída com recursos oriundos de emenda parlamentar do então Deputado Federal Ângelo Agnolin e contrapartida do município.

Para o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira, é satisfatório cumprir a missão de melhorar a saúde pública do município. “Entregando uma Unidade Básica de Saúde como esta, estamos mudando a vida das pessoas, que passam a ter acesso à saúde de qualidade, com estrutura e profissionais preparados para proporcionar diagnósticos precoces e prevenção para evitar problemas desagradáveis. Não tenho dúvidas de que com tantas obras Gurupi desponta como referência em saúde no Tocantins”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Gutierres Torquato, destacou que a gestão do prefeito Laurez Moreira tem priorizado a ampliação do acesso à saúde de qualidade e prova disso tem sido a abertura e funcionamento de novos postos de saúde. “Estamos entregando a terceira UBS deste semestre e ainda iremos entregar mais duas Unidades Básicas de Saúde e dois Centros Especializados, sendo um de Odontologia e outro de Reabilitação Física e Intelectual. Somente com uma boa gestão e zelo pelo dinheiro público é que é possível inaugurar tantas obras em benefício da população”, disse o secretário.

Os moradores da região estavam empolgados com a nova unidade e ressaltaram a atenção do município com a saúde. “Moro aqui próximo e estou feliz com a inauguração desta nova UBS, isso mostra que a prefeitura tem priorizado o cidadão”, disse o agricultor Bernardino Silva. “Ficou muito bonita a nova UBS, a população de Gurupi merece uma obra desse porte e a Prefeitura está de parabéns por cuidar bem da saúde das pessoas”, relatou a aposentada Aureni Pereira.

Homenageado

Rosendo Barbosa de Araújo, natural de Aparecida do Rio Negro (TO), veio para Gurupi no ano de 1958 com sua esposa, a senhora Ocilia Barreira Araújo e os filhos. Foi um dos primeiros moradores da Avenida Maranhão e um dos pioneiros de Gurupi. Rosendo trabalhou de carroceiro dia a dia para o sustento da família e após muito tempo nessa peleja resolveu montar um microcomércio, conciliando as duas atividades. 

Na relação com seus amigos e correligionários políticos a sua residência era ponto de encontro, onde se discutia a política local, estadual e federal. Às vezes era consultado a dar opinião sobre determinada decisão política-administrativa. Nunca ocupou e nem almejou cargo público, mas sempre acompanhou de perto os fatos políticos e era implacável nos seus posicionamentos. Rosendo faleceu em 2014, com 101 anos de idade, deixando um legado de honradez, integridade e conduta ilibada.

Qualificação profissional

A terça-feira contou ainda com a formatura dos alunos dos cursos profissionalizantes do Centro de Capacitação Profissional de Gurupi, com entrega dos certificados de conclusão de curso aos alunos. Ao todo foram 500 alunos formados nos cursos de manicure e pedicure, designer de sobrancelhas, maquiagem e penteado, depilação, cabeleireiro e de corte e costura.

O secretário municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção a Mulher, Dida Moreira, ressaltou a qualidade dos cursos e as inúmeras oportunidades que o Centro de Capacitação oferece a população. “A Prefeitura de Gurupi é referência em qualificar as pessoas. E não tem nada melhor do que oferecer conhecimento ao cidadão e dar a ele oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Os alunos saem satisfeitos porque todos os cursos do Centro de Capacitação de Gurupi são da mais alta qualidade”, disse. 

Para o Wesley Júnior, que concluiu o curso de cabeleireiro, a capacitação é essencial para seu currículo. “Fiquei satisfeito com o curso, aprendi muito e pretendo seguir a profissão de cabeleireiro, agradeço a Prefeitura de Gurupi por proporcionar essa qualificação de forma gratuita”, relatou.

Programação

Nesta quarta-feira (13), a programação de aniversário de Gurupi está recheada de atividades. As 19h haverá entrega das Comendas Bernardo Sayão no Auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha. As 20h será inaugurada a Praça Francisco Henrique de Santana com entrega de veículos para Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Agência Municipal de Trânsito e Transportes. Em seguida será o sorteio dos prêmios da Campanha IPTU Premiado, Parabéns a Gurupi com um bolo de 61 metros e para finalizar, shows com bandas regionais no palco externo do Mauro Cunha.

Confira as demais atividades da continuidade da programação:

DIA 13/11/2019 – QUARTA- FEIRA

19h00

·         Solenidade de Entrega das Comendas Bernardo Sayão

Local: Auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha

20h00

 

 

 

·         Inauguração da Praça Francisco Henrique de Santana

 

·         Entrega de Veículos da Secretaria de Saúde, DMTS e Secretaria de Educação.

 

·         Sorteio IPTU Premiado 2019

 

·         Parabéns a Gurupi com Bolo de 61 metros

 

·         Show com Bandas Regionais

 

 Local: Centro de Convenções Mauro Cunha

 

 

DIA 14/11/2019 – QUINTA- FEIRA

08h00

1º Torneio de Futsal Feminino

Local: IFTO

09h30

SESI Corrida de Aventura – Edição 2019

Largada: Centro Olímpico Moreirão

 

 

15h30

Encerramento do Campeonato Municipal Taça 14 de Novembro de Futebol

Local: Centro Olímpico Moreirão

 

19h00

Casamento Comunitário

Local: Uniclube

21h00

·         2ª edição do Festival da Canção de Gurupi – GuruFestival

 

·         Show com Bandas Regionais

 

Local: Centro de Convenções Mauro Cunha

 

DIA 15/11/2019 – SEXTA- FEIRA

20h00

·         2ª edição do Festival da Canção de Gurupi – GuruFestival

 

·         Show com Bandas Regionais

 

Local: Centro de Convenções Mauro Cunha

 

DIA 16/11/2019 – SÁBADO

20h00

·         Encerramento e Premiação da 2ª edição do Festival da Canção de Gurupi – GuruFestival

 

·         Show com Bandas Regionais

 

 

Local: Centro de Convenções Mauro Cunha

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.