INCENTIVO À LEITURA

Palestra com o escritor Zacarias Martins movimenta Escola Estadual Vila Guaracy

O escritor participou de uma Roda de Leitura e ministrou palestra motivacional de incentivo à leitura

18/11/2019 21h23
Por: Redação
Fonte: Ascom
139

A Escola Estadual Vila Guaracy, em Gurupi, realizou nesta segunda-feira (18),  uma roda de conversa, com o poeta, cronista,  jornalista e ativista cultural Zacarias Martins, integrante da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras.

A iniciativa integra  o leque de atividades inseridas no PPP – Projeto Político Pedagógico, visando despertar nos estudantes o hábito da leitura.  O público-alvo foram os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, do período matutino.

Durante essa roda de conversa, Zacarias Martins, aproveitou para ministrar uma palestra lúdica e motivacional de incentivo à leitura. Também promoveu um recital de suas poesias que estão inseridas no livro “Pinga-Fogo” (lançado pela Editora Veloso).

Ao final desse encontro, o poeta sorteou livros entre os estudantes e fez a doação de obras de autores tocantinenses para reforçar o acervo da biblioteca escolar.

Para a coordenadora pedagógica da Unidade Escolar, Maria da Paz Martins de Souza, a palestra foi importante para o aprendizado dos alunos, porque a escola busca maneiras diversificadas para despertar o interesse pela leitura.

“Ficamos gratificados com a presença do poeta Zacarias Martins em nossa escola. Ele tem uma forma muito peculiar de transmitir sua mensagem, fala a linguagem dos alunos e, dessa forma,  chama a atenção”, afirmou a coordenadora pedagógica.

Já o orientador educacional Antônio Émerson de Oliveira Magalhães disse que ficou maravilhado com o material rico disponibilizado pelo palestrante. “Além de dominar bem o conteúdo ministrado,  o poeta consegue a transmitir paz em seus ensinamentos”, potuou.

Sobre o escritor

Paraense de Belém, mas residindo em Gurupi desde 1983,   Zacarias Martins é um escritor premiado e já recebeu várias condecorações e honrarias em reconhecimento a seu trabalho literário, dentre as quais, a  Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca   de Santo Amaro, no Grau de Comendador; Medalha de Mérito Cultural D. Pedro II; Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa do Tocantins; além da medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. 

O poeta já publicou seis livros de poesias e um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), obra indicada duas vezes para o exame vestibular da Universidade de Gurupi, tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo país afora.

Atualmente, ele visita escolas tocantinenses para promover a leitura, divulgar os seus livros e manter uma interação com os alunos.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.