SAÚDE

Chegou a hora de redobrar os cuidados

Brasil chega a três mortes por Coronavírus e Tocantins tem primeiro caso confirmado

18/03/2020 17h09
Por: Redação
218

Foram anunciadas mais duas mortes por coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (18). Com estas, já são três mortes; todos são idosos e que estavam internados em São Paulo, estado que mantém a liderança de casos confirmados.

O governador de São Paulo, João Dória, anunciou mais medidas para evitar novos contágios. Ele recomendou o fechamento de shoppings e academias, mas pediu que os empregadores adotem quaisquer outras medidas, menos a demissão dos funcionários.

No Tocantins foi confirmado ao final da manhã desta quarta-feira (18) o primeiro caso de coronavírus. É uma mulher e que não havia apresentado nenhum sintoma grave. A informação foi dada em primeira mão pela prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro, pelo Twitter.

A paciente é advogada e esteve na semana passada em um congresso profissional em Fortaleza (CE). Logo em seguida, outra advogada, de Gurupi, usou suas redes privadas para anunciar uma quarentena preventiva, já que esteve em contato com a colega que apresentou o resultado positivo.

Como evitar o Coronavírus

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.

Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outro produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.