FECOMERCIO POUP_UP
4 rodas
MÚSICA

O melhor das narrativas tocantinense, com Lucimar, no AmazoniCanToria

O artista estará em Gurupi dia 30 de maio

24/05/2019 14h40
Por: Redação
253
Lucimar (e) com Dorivã, em Palmas
Lucimar (e) com Dorivã, em Palmas

Em 2007, Lucimar teve a ideia de criar um ritmo contemporâneo que representasse em especial a ginga espontânea existente na canção Dodói, de Juraíldes da Cruz, e o suingue autêntico de alguns músicos tocantinenses, dentre eles: Braguinha Barroso, Genésio Tocantins e próprio Juraíldes.

Para chegar no objetivo, Lucimar começou a experimentar elementos e células rítmicas a partir da batucada(samba) do Ijexá (ritmo de origem africana tocado nos terreiros de candomblé da Bahia), até chegar ao que passou a chamar Piraquê (nome dado por Genésio Tocantins).

Essa mistura, e o efeito provocado em sua execução, evidenciam que veremos surgir em breve em nossa terra um dos mais, se não o mais contagiante e envolvente ritmo do Brasil ou do mundo: Piraquê.

Umas das canções mais relevantes deste ano, em se tratando de ritmo tocantinense é justamente um Piraquê: “Sou Tocantinense”, uma parceria de Lucimar com o escritor e jornalista Nilo Alves.

A música ganhou um clipe, que foi para as redes sociais no mês de abril e em poucas horas recebeu milhares de compartilhamentos e curtidas.

“Sou tocantinense, este é meu melhor Estado, terra do capim dourado, da sucia de do querer bem. Franguinho caipira, com pequi eu não dispenso, vou te falar o que eu penso, lugar como esse não tem”. Este é o refrão da canção, que no clipe teve a participação de alguns outros intérpretes da música regional.

A canção foi bem utilizada em toda a campanha para divulgar o show AmazoniCanToria, que estreou em Palmas no último dia 22 de maio.

Lucimar em Gurupi

O compositor Lucimar é o artista do Estado que mais produziu músicas para gravações de alguns astros da música brasileira.

São centenas de obras que fizeram e fazem sucesso nas vozes de gente famoso, tais como: Volta pra casa (Milionário e José Rico; Um homem apaixonado (Daniel); A primeira letra (Daniel); Só seu amor não vai embora (Daniel); Só amando é que se vive (Zezé di Camargo e Luciano): É10, é 100, é 1000 (Rick e Renner); Sou tua namorada (Barra da saia); e Minha luz (Simone e silmária).

Em 2017 Lucimar apresentou uma canção de sua autoria no 1º GuruFestival. Agora, neste dia 30 de maio, ele retorna a Gurupi com o projeto AmazoniCanToria. É, sem dúvidas, uma grande oportunidade para assistir esse talento da música popular brasileira.

A apresentação acontece a partir das 21h, na Praça D’Abadia, em Gurupi, em parceria com Genésio Tocantins, Juraíldes da Cruz, Dorivã e Braguinha Barroso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi - TO
Atualizado às 10h09
31°
Poucas nuvens Máxima: 37° - Mínima: 17°
30°

Sensação

18.4 km/h

Vento

34.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
dog center
fecomercio
CLINICA
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio