FECOMERCIO POUP_UP
4 rodas
Política

Indicador de consumo cai pela terceira vez consecutiva

27/05/2019 16h02
Por: Redação
379

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 0,6% em maio, em comparação com o resultado de abril, ficando em 98 pontos. Esta é a terceira queda consecutiva do índice, divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em parceria com a Fecomércio Tocantins.

 

“Essa queda demonstra um sentimento de pessimismo dos consumidores, que estão mais precavidos por conta das incertezas no âmbito da economia, principalmente em relação ao desemprego e à instabilidade política”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.

 

Os únicos itens que alcançaram variações mensais positivas foram: Perspectiva Profissional, com aumento de 0,9%; e Avaliação da Renda Atual, com 1,5%. Os itens que mais se destacaram negativamente foram: Perspectiva de Consumo, com -3,8%; Momento para Aquisição de Duráveis, com -2,9%; e Nível de Consumo, com -1,2%.

 

2018

Já em relação ao ano passado, a maioria dos itens alcançaram variações positivas: o principal indicador da pesquisa cresceu 3,7%, o Nível de Consumo aumentou 19% e a Situação Atual do Crédito subiu 15%. “Isso significa que, apesar de estarmos observando resultados negativos em comparação com o mês de abril, a intenção de consumo de modo geral está melhor este ano do que estava no mesmo período do ano passado”, esclarece Fabiane.

 

Veja na lista a seguir o que significa cada item analisado pela Intenção de Consumo das Famílias (ICF).

 

Situação Atual do Emprego: Como o consumidor se sente, em relação ao seu emprego, em comparação com a sua situação nesse mesmo período do ano passado.

Perspectiva Profissional: A visão do responsável pelo domicílio sobre possível melhora profissional nos próximos seis meses.

Avaliação da Renda Atual: O ponto de vista do entrevistado sobre a renda familiar em comparação ao mesmo período do ano passado.

Situação Atual do Crédito: A visão do entrevistado sobre o acesso a empréstimos e crédito para comprar a prazo, em comparação com o ano passado.

Nível de Consumo: Se a família do entrevistado está, atualmente, comprando mais, menos ou igual ao ano passado.

Perspectiva de Consumo: Sobre como será consumo da família e da população em geral nos próximos meses.

Momento para Aquisição de Duráveis: Os entrevistados avaliam se atualmente é um bom ou mau momento para as pessoas comprarem mercadorias duráveis, como eletrodomésticos, TV, som, etc.

 

Acesse a pesquisa completa no site www.fecomercioto.com.br

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi - TO
Atualizado às 09h40
29°
Poucas nuvens Máxima: 40° - Mínima: 20°
29°

Sensação

0 km/h

Vento

49%

Umidade

Fonte: Climatempo
dog center
dog center 2
fecomercio
CLINICA
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio